Propagando Frutíferas

Propagação por Sementes
Quase todas as frutíferas podem ser reproduzidas através de sementes, à exceção da banana e do abacaxi. Em alguns casos, o desenvolvimento da muda (frutíferas arbóreas) neste tipo de plantio é bem demorado. Neste caso, os frutos podem levar até o dobro do tempo que levaria se fossem plantadas por muda já desenvolvida. Mas o trabalho é agradável e dá a maior satisfação, principalmente quando se prova os primeiros frutos.

A reprodução por sementes deve ser feita em saquinhos plasticos, preferencialmente os pretos, com terra comum de jardim e um pequeno furo no fundo do saquinho para drenar a água.

As sementes pequenas como as do mamão e do maracujá, devem ser lavadas e deixadas para secar à sombra para retirada da película que a recobre. Deve-se plantar de 3 a 4 sementes, colocando uma fina camada de areia por cima. Após o desenvolvimento da muda, deve-se ficar apenas com a mais saudável (desbaste). No caso das sementes maiores, planta-se apenas uma por saco, enterrando em uma profundidade três vezes o seu tamanho, até que se desenvolvam, podendo então serem plantadas para o local definitivo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: