Outras pragas do Pomar

No caso de pragas sempre bom é prevenir do que remediar. Uma boa medida é plantar espécies resistentes e adaptadas ao local de plantio e na época certa. O solo deve estar sempre em boas condições e deve-se utilizar sempre produtos naturais. Caso não seja possível, peça antes orientação técnica antes de usar defensivos. Segue adiante mais algumas das pragas mais comuns nos pomares:

ÁCAROS – causam lesões que provocam o murchamento das folhas. É controlado através de inseticidas a base de enxôfre.

pontinhos brancos que sugam a seiva da planta, enfraquecendo-a.

Cochonilhas são pontinhos brancos que sugam a seiva da planta, enfraquecendo-a.

COCHONILHAS – são pontinhos brancos ou avermelhados que esgotam a planta por sugar as folhas e talos. O seu controle é feito com óleos emulsivos.
Emulsão de óleo: leve 1 kg de sabão picado, 8 litros de óleo mineral e 2 litros de água ao fogo até levantar fervura. Mexa até virar uma pasta, que pode ser armazenada para futuras aplicações. Na hora de pulverizar a emulsão, dissolva a pasta em água morna e misture o equivalente a 300 gramas para cada 20 litros de água fria.

TRIPES – As plantas atacadas pelos tripes ficam com uma cor prateada e suas folhas ficam retorcidas e caem prematuramente. Eles atacam as folhas e os frutos mais novos e seu controle é feito com inseticidas à base de fósforo e cloro.

GORGULHOS – se alimentam de folhas maduras, deixando-as quebradas. O controle é feito por catação manual.

BROCAS – fazem furos por todo tronco da planta. O controle da broca é feito pela aplicação de carbureto de cálcio nos furos causados pelas brocas e um pouco de água para provocar fumaça. Depois pincele o tronco com cauda bordalesa.

LARGATA DAS FOLHAS – comem as folhas e o seu controle é feito com inseticidas específicos.

LESMAS – comem as folhas das plantas rasteiras. Seu controle é por catação manual.

Pulgões são pequenos piolhos que sugam as folhas da planta.

Pulgões são pequenos piolhos que sugam as folhas da planta.

PULGÕES – são pequenos piolhos verdes, brancos ou pretos que sugam as folhas, prejudicando que a planta execute a fotossíntese. Seu controle é feito através de calda de fumo ou um macerado de urtiga.

Calda de fumo: pique 20 gr de fumo de rolo, coloque em 1 litro de água e deixe ferver durante meia hora. Coe em pano fino e dilua a mistura em 4 litros de água. Depois é só pulverizar sobre as plantas, em especial nas partes afetadas pelos insetos.

Dicas muito técnicas e muito completas podem ser obtidas no site http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Citros/CitrosBahia/pragas.htm.

2 responses to this post.

  1. Posted by ANIZIO RODRIGUES on janeiro 19, 2010 at 10:35 am

    GOSTARIA DE SABER PRA APLICAR EM POMAR DE FRUTAS CITRICAS LARANJA, APARESSEM FOLHAS QUE PARECEM MUCHAS, E MEIO PINTADINHA DE MAROM, E NA LARANJA BAIANO APARECEM UMAS MANCHA MAIORES E TAMBEM NO FRUTOS MANCHA AMARELAS E CAEM, SE PODE SER A CALDA BODALEZA E QUE RECEITA, TENHO MAS E PARA APLICACAO EM ORQUIDEAS, SE PUDEREM ME AJUDAR AGRADECO. OBRIGADO/AGUARDO

    Responder

    • Ola Anizio,
      Voce já identificou que doença a sua planta tem? Retire uma amostra da planta (folha e fruto) e leve até um agrônomo próximo a sua propriedade. Ele saberá indicar o que voce deverá usar para resolver o problema da infestação. Procure investir na adubação de suas plantas, prevenindo e aumentando assim resistencia às diversas pragas e doenças que possam acometer suas plantas. Grata por sua presença nesse blog. Um fraterno abraço,
      Edilza

      Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: