Mosca da Fruta

A estratégia a ser adotada é evitar a proliferação da praga nos pomares com o manejo da colheita  e coleta de frutos caidos, monitoramento com armadilhas.

A estratégia a ser adotada é evitar a proliferação da praga nos pomares com o manejo da colheita, coleta de frutos caidos e monitoramento com armadilhas.

A mosca da fruta Drosophila melanogaster é uma mosca que comumente pode ser encontrada próximas a frutas. O tipo mais comum é o chamado selvagem, que apresentam o corpo na cor marrom, os olhos na cor vermelha e asas normais. Outros tipo de drosófilas menos comum são as denominadas mutantes, pois apresentam alguma variações em relação as características encontradas nas drosófilas selvagens, ou seja, possuem olhos vermelhos e corpo marrom, porém não voam (asas vestigiais).

Para combate-las:

Utilizam-se armadilhas (garrafas de plástico incolor), encontradas no mercado. No interior da garrafa colocam-se 100 cm3 de uma solução atrativa, que pode ser obtida pela mistura de 70cm3 de melaço (pode ser substituido pelo açúcar mascavo ou cristal). É feito uma garapa com a fruta do pomar que se prretende proteger, e, a uma diluição de 25% em água, ou vinagre a 10% de diluição.

As garrafas são fechadas e presas às plantas por meio de argolas feitas com arame passado uma ou duas voltas em seu gargalo, logo abaixo do bocal. Devem ficar protegidas dos raios solares, utilizando-se uma garrafa por planta.

2 responses to this post.

  1. Posted by Clesio on agosto 13, 2009 at 1:21 pm

    Gostaria de saber se tem outros métodos que atraia somente a mosca da fruta, pois percebi que nesta armadilha tinha também outros insetos e bastante abelhas.

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: