Aplicando inseticidas no Pomar

A Gomose é causada pelo fungo do gênero Phytophthora que causa, a podridão da planta na  base do tronco  e das podridões de raízes. É mais comum em citros, principalmente em pomares  novos devido a mudas contaminadas. As lesões diminuem o vigor das árvores a medida que a  circulação da seiva, no sentido descendente para as raízes, vai deixando de se fazer  levando a planta à morte.

A Gomose é causada pelo fungo do gênero Phytophthora que causa, a podridão da planta na base do tronco e das podridões de raízes. É mais comum em citros, principalmente em pomares novos devido a mudas contaminadas. As lesões diminuem o vigor das árvores a medida que a circulação da seiva, no sentido descendente para as raízes, vai deixando de se fazer levando a planta à morte.

Aplicam-se os inseticidas líquidos por meio de aparelhos denominados pulverizadores. Existem vários tipos, desde a seringa borrificadora até grandes aparelhos tirados por animais ou motores.

Para que se tenha o máximo de êxito no combate aos insetos e fungos, é necessário lançar os líquidos formando uma espécie de nevoeiro que cubra todas as partes vegetativas das plantas com uma camada fina, aderente, do inseticida ou fungicida, sem escorrer pelas folhas e troncos.

Para um pequeno pomar,   é suficiente aparelhos de pressão média, que o operador carrega no dorso, sendo muito comum entre nós o tipo Vermorel. Estes aparelhos têm a capacidade de 10 a 15 litros e desenvolvem uma pressão de 8 quilos. Em se tratando de árvores altas, é indispensável usar pulverizadores de maior pressão (10 a 20 quilos), montados sobre carreta, e de bomba movida a braço, com mangueira e uma lança. Convém proceder às pulverizações logo que as plantas estejam enxutas do rocio da noite, ou da chuva. Se após uma pulverização sobrevierem chuvas dentro da primeira hora, convém repetir a operação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: