Tratos Culturais

É muito grande o número de pragas e doenças que atacam as plantas frutíferas, comprometendo não só a qualidade da produção mas até mesmo a vitalidade da planta.

É muito grande o número de pragas e doenças que atacam as plantas frutíferas, comprometendo não só a qualidade da produção mas até mesmo a vitalidade da planta. Por isso é importante eliminar plantas concorrentes.

Os tratos culturais no Pomar doméstico consistem na eliminação do mato, sempre que necessário, evitando permitir que ele concorra com as plantas em umidade e nutrientes ou sirva de abrigo para algumas pragas.

Isso normalmente é feito com o emprego de enxada, tomando-se o cuidado de não ferir o tronco e as raízes das plantas. Por outro lado nunca se deve amontoar os restos da capina ou outros resíduos no tronco das plantas, pois isso favorece o aparecimento de podridão na região que pode matar as plantas.

Deve-se manter o pomar limpo, sem ervas daninhas, principalmente no período seco. Pode-se fazer o coroamento, próximo à planta e roçar o mato entre as linhas. Elimine, sempre que necessário, a concorrência com as plantas em umidade e nutrientes ou sirva de abrigo para algumas pragas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: