Técnica de Compostagem

BlogBlogs.Com.Br

Adubar consiste em corrigir as deficiências naturais do solo em algum nutriente importante para o crescimento das plantas ou para repor  os nutrientes removidos pelas colheitas. Restos de alimentos da cozinha, aparas de gramas, folhas e galhos triturados podem ser utilizados na produção de composto.

Adubar consiste em corrigir as deficiências naturais do solo em algum nutriente importante para o crescimento das plantas ou para repor os nutrientes removidos pelas colheitas. Restos de alimentos da cozinha, aparas de gramas, folhas e galhos triturados podem ser utilizados na produção de composto.

Aqui está uma receita para um composto que preserva ao máximo os nutrientes:

    • 1° passo – Use esterco fresco misturado com cama de curral.

      Mais de 50% do nitrogênio e 85% do potássio excretados por uma vaca estão na urina. A cama absorve a urina e adiciona o carbono que está contido na palha. Quando o esterco é fresco e a cama recente, as perdas de nitrogênio são mínimas. Em contraposição, quando o esterco é armazenado em condições anaeróbicas (num buraco, por exemplo) perde-se 25% do nitrogênio. Quando se deixa o esterco secar e endurecer perde-se 35%. Quando deixado a céu aberto, 55%. E quando encharcado, 80%.
      Bovinos, caprinos, ovinos, suínos e eqüinos devem ser estabulados com cama de palha para reter a urina. As aves, que produzem um esterco com 15KG de nitrogênio por tonelada, possuem um sistema digegstivo que lança fezes e urina conjuntamente. Desta forma, todos os nutrientes estão contidos no esterco.

    • 2° passo –As plantas verdes e frescas contêm mais nutrientes do que as plantas que já foram cortadas e expostas ao sol e à chuva. Quando chove logo após o corte do feno perde-se todo o potássio nele contido. O mesmo acontece com a grama cortada. Quanto mais fresca, mais rica ela será.

    • 3° passo –Cobrir a pilha com plástico preto. Isso impede a ação das chuvas fortes, que levam os nutrientes. A pilha coberta poderá ser molhada com um mangueira até ficar úmida, mas não encharcada. Construir a pilha num piso de concreto, numa cama de pedra, ou sobre plástico preto, também ajuda a conservar o poder de fertilização do composto.

    • 4° passoUse o composto o mais rápido possível, ou seja: após a queda inicial de calor para menos de 50°C, que ocorre, em média, por volta da 3a. semana.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: