O Plantio – parte I

BlogBlogs.Com.Br SOBRE AS MUDAS DO POMAR…

Melhor será adquirir as mudas enxertadas num viveirista. Os cuidados com as mudas adquiridas são: – Antes do plantio, deve-se introduzir os respectivos blocos em água, durante 3 horas, até que ocorra sua embebição máxima, que virá restaurar rapidamente a vitalidade e a turgidez perdida pela planta, durante os rigores da viagem. – As mudas, cujas raízes vêm protegidas com torrão, podem ser conservadas alguns dias na embalagem original, desde que fiquem ao abrigo do sol direto e recebam as regas necessárias.

– As mudas de raízes nuas, não devem ser esquecidas ao sol ou ao vento pois poderão morrer facilmente. Essa operação deverá ser feita cuidadosamente, para assegurar condições adequadas para o crescimento das plantas:

  • Em dia preferencialmente nublado, retira-se das covas a terra necessária para abrigar o torrão ou o sistema radicular das plantas.

  • No caso da muda com torrão estar protegida por envoltório, deve-se retirá-lo cuidadosamente de modo que o torrão não se desfaça. A preservação do torrão é especialmente importante para certas espécies (abacate, manga, caju, etc).

  • Retirado o envoltório, o torrão é colocado no centro da cova de modo que a sua borda superior fique cerca de 5 cm acima do nível normal do solo.

Esse procedimento vai garantir que, como assentamento da terra da cova, o colo da muda fique no mesmo nível do terreno ou pouco acima, mas nunca enterrado, o que prejudica seu desenvolvimento, além de favorecer a ocorrência de podridões das raízes e do colo.

Com a muda da raiz nua, a primeira preocupação é com relação à distribuição do sistema radicular, que deve ficar o mais naturalmente disposto. Também nesse caso deve-se cuidar para que o colo da planta fique cerca de 5cm acima do nível normal do solo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: