Adubando o Pomar

BlogBlogs.Com.Br

Calagem é uma etapa do preparo do solo para cultivo na qual se aplica calcário com os objetivos de elevar os teores de cálcio e magnésio, neutralização do alumínio trivalente (elemento tóxico para as plantas) e corrigir o pH do solo, para um desenvolvimento satisfatório das culturas.

Calagem é uma etapa do preparo do solo para cultivo na qual se aplica calcário com os objetivos de elevar os teores de cálcio e magnésio, neutralização do alumínio trivalente (elemento tóxico para as plantas) e corrigir o pH do solo, para um desenvolvimento satisfatório das culturas. A vida biologica do solo é ativada pela presença de calcio. As bacterias desenvolvem-se e decompõem a matéria organica que se transforma em humus, e posteriormente em minerais.

Um pomar racionalmente cuidado, leva três tipos de adubações: química, orgânica e adubação verde. Na formação do pomar, deve-se fazer a  adubação de plantio.
Durante o período em que começa a produzir, há a necessidade da aplicação de outro tipo de adubação, que é o de vegetação ou crescimento, cuja finalidade é desenvolver a parte vegetativa, aumentando a copa para que possa ter uma maior área de frutificação. Essa adubação deve ser orgânica.


A ADUBAÇÃO DE PLANTIO

As covas deverão ser adubadas com fertilizantes em quantidades que vão variar de acordo com a espécie e com a fertilidade do solo, o qua  deverá ser previamente analisado. Em linhas gerais, faça a adubação, por cova, da seguinte maneira:

  • -Esterco de curral 20 litros ou esterco de galinha, 5 litros ou torta de mamona 1,5 quilo
    -Cal dolomítico 450g a 1.0 kg gramas fosfato pouco solúvel 1000 gramas (16-18%P2O5)
    -Cloreto de potássio 150 gramas e FTE BR-9 30 gramas
Em solos que apresentarem acidez, além da calagem aplicada em área total, pode-se aplicar de 200 a 300 gramas de calcário dolomítico no fundo de cada cova ou sulco. Feita a adubação, aguardar 30 a 60 dias para iniciar o plantio.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: