Preparando o Lugar de Plantio

BlogBlogs.Com.Br

O local  para implementação do pomar deve ser preparado cuidadosamente através de arações e gradagens, de modo a deixá-lo revolvido e destorroado. Deve ser  feita uma aração profunda e duas gradeações cruzadas.

No entanto, antes mesmo de fazer o preparo do solo, é necessário fazer uma análise do solo,  e,  com base nessa análise, seja calculada a quantidade de corretivos e fertilizantes que deverá ser usados.

A adubação constitui um excelente fator que pode e deve ser usado pelo agricultor para ter, sempre, a terra em condições desejáveis de fertilidade. Veja alguns passos importantes na preparação do solo para o plantio:

  • Fazer a aração e gradagem do solo;
  • Fazer análise do solo  e com base nessa análise  fazer a correção (fertilizantes, corretivos e/ou cal dolomítico).
  • Abrir covas de 60cm x 60cm x 60cm. Para as espécies que são plantadas a menos de 6 metros um pé do outro, pode-se reduzir essas dimensões até o mínimo de 30cm de largura por 30cm de profundidade (bananeira). No entanto, um melhor preparo do terreno consiste em se sulcar o solo seguindo as curvas de nível, nos espaçamentos indicados entre as linhas das plantas e, nesses sulcos, preparar as covas que receberão as mudas, nos intervalos indicados para cada espécie.
  • Recomenda-se que a terra retirada da superfície da cova seja colocada de um lado e a da porção mais profunda de um outro lado. A elas são misturados fertilizantes químicos e orgânicos e então a cova é preenchida, invertendo-se as camadas: primeiro faz-se o enchimento com a terra retirada da superfície para completar, depois com a terra originária do fundo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: