Frutíferas e o Clima

BlogBlogs.Com.Br

O abacateiro é originário do México e aclimatado no Brasil. Pertence à família das Lauráceas,em que se incluem também a canela, o louro,o sassafrás etc. Exige solos permeáveis, frescos e fundos. Planta-se a 6 metros em todas as direções. Começa a frutificar dos 3 a 4 anos, quando plantado pela semente. Para perfeita frutificação é indidensável que num pomar sejam plantadas espécies diferentes.

O abacateiro é originário do México e aclimatado no Brasil. Pertence à família das Lauráceas,em que se incluem também a canela, o louro,o sassafrás etc. Exige solos permeáveis, frescos e fundos. Planta-se a 6 metros em todas as direções. Começa a frutificar dos 3 a 4 anos, quando plantado pela semente. Para perfeita frutificação é indidensável que num pomar sejam plantadas espécies diferentes.

No Brasil, devido o seu extenso território e posição geográfica, se produz  frutas tropicais e de clima temperado. No Norte do país o clima tropical úmido permite o desenvolvimento de  frutas  exóticas com tipos de frutas ainda muitas delas a não  conhecidas e pouco consumidas.  No Sul,  onde o clima temperado é marcante,  se identifica uma fruticultura  caracterizada por frutas de clima temperado por excelência.

Na região Leste, englobando o sul da Bahia e norte do Rio de Janeiro, as condições de clima e dos solos permitem a produção de  variedades de frutas tropicais e subtropicais e mesmo de frutas de clima temperado.

Já no Nordeste graças aos sistemas modernos de irrigação e das altas temperaturas durante o ano todo,  têem-se  o semi-árido onde são cultivadas frutas tropicais,  subtropicais e mesmo frutas temperadas.*adaptado de (http://www.brazilianfruit.org.br)

O clima Tropical abrange grande parte do Planalto Central e parte do Planalto das Guianas, estendendo-se pelas regiões Sudeste e Nordeste.  A temperatura média fica acima de 20º C.  O inverno é quente e seco, e o verão, quente e chuvoso. O índice pluviométrico é de 1.000 a 1.500 mm/ano.

O sudeste é a região do país com maiores  variedades de tipos de clima. Desde o clima subtropical, da região sul, até o clima semi árido, do nordeste, se fazem presente no sudeste brasileiro. As temperaturas variam bastante. A média fica abaixo dos 17°C na serra da Mantiqueira e chega a ficar em certas cidades acima dos 25°C, no sertão mineiro.
No verão, as temperaturas chegam a ficar acima dos 34°C no litoral carioca e capixaba, nas partes tropicais de Minas Gerais e também no oeste paulista.  Já nas partes mais altas, as temperaturas não chegam a ficar com frequência acima dos 30°C, porém nos dias mais quentes pode atingir valores de até 34°C, ao contrário  da serra da Mantiqueira, onde raramente chega-se a mais de 27°C.  A temperatura pode chegar a 40°C no sertão de Minas Gerais.
No inverno, algumas partes não apresentam diferença de temperatura, como no Espirito Santo e norte de Minas Gerais.  Já nas partes altas, as temperaturas mínimas ficam em torno de 10°C, podendo diminuir com massas de ar polar.

Em Campos do Jordão, por exemplo, as temperaturas mínimas média em julho são de 4°C e em alguns dias chegam a ficar abaixo de 0°C.  Quando massas de ar polar mais fortes atingem a região, pode ocorrer geadas no oeste e sul de São Paulo e na serra da Mantiqueira, onde a média é de mais de 15 geadas/ano.  No interior de São Paulo raramente registra-se mais de 5 geadas/ano.

O regime de chuvas é regular sem estação seca, com queda no indice no inverno, exceto no norte mineiro onde as chuvas são escassas.

Dentre as frutas de clima tropical, podemos citar o Abacateiro, Aceroleira, Bananeira, Jabuticabeira , Laranjeira,  Limoeiro,  Mamoeiro , Maracujazeiro, Mexeriqueira, a Tangerineira, Goiabeira, dentre outros.

A  uva, maçã, pêra são frutas de clima temperado.  Dentre as frutas de clima temperado, a pêra é a terceira mais consumida e mais importada pelo Brasil. As frutas de clima temperado tendo em vista ter que se adaptar ao nosso clima, são bem mais perseguidas por pragas e doenças, exigindo desse modo trato cultural adequado.

BlogBlogs.Com.Br

One response to this post.

  1. boa noite edilza.
    estava a revirar o dignow, peguei a categoria personal, onde está um dos meus blogs, e fui para ultima pagina,com intuito de ver adesão sempre crescente dos bloggeiros,quando eu entrei nesta categoria, tinha 20 paginas, um ano depois 46,e na ultima pag. estava o seu,chamou-me atenção a palavra fruticultura, tenho um tambem dedicado a area, minha profissão agronomo, na internet tenho blogs serios e outros nem tanto(pirateando), mas seu blog é novo,já´ja´visitas aparecerão.
    abraços querida e sucesso.
    carlos

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: