A Escolha das Frutas do Pomar

O mamoeiro pode alcançar 3 a 8m de altura e produzir durante dois anos, após doze meses de plantio. Em vista de sua origem tropical, requer bastante umidade e calor; não tolera solos encharcados e é extremamente sensível a geadas. Seus frutos, ricos em vitamina A e C, são consumidos in natura ou processados em pedaços cristalizados, suco, gelatina, purê e fatias desidratadas. A papaína, enzima proteolítica com alto valor medicinal e industrial, é encontrada no látex das folhas e frutos do mamoeiro.

O mamoeiro pode alcançar 3 a 8m de altura e produzir durante dois anos, após doze meses de plantio. Em vista de sua origem tropical, requer bastante umidade e calor; não tolera solos encharcados e é extremamente sensível a geadas. Seus frutos, ricos em vitamina A e C, são consumidos in natura ou processados.

Um  fator  importante na escolha das frutas para o pomar dependerá do clima da região onde será  implantado.  Por sua vez, as frutíferas, em relação às exigências climáticas,  podem ser:
  • Tropical – são aquelas mais sensíveis ao frio: maracujá, mamão, abacaxi, dentre outros.
  • Temperado – são as originadas nas partes mais frias do globo e perdem suas folhas durante o inverno.  A macieira, pereira, o pessegueiro são exemplos de plantas de clima temperado.
  • Subtropical – essas tem exigências intermediárias entre as duas outras.  Algumas espécies  perdem as folhas no inverno enquanto que outras permanecem sempre verde.
De um modo geral, as frutas de climas tropicais tendem a ser mais resistentes em tratos culturais. Já as frutiferas de clima temperado são mais perseguidas por pragas e doenças, exigindo dessa maneira tratamento fitosanitário adequado. A maioria delas  exigem poda de formação e quando em plena produção, exigem poda anual de frutificação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: